Probióticos e Prebióticos: Microbiota Intestinal
Atualmente a microbiota intestinal é alvo de muitos estudos, relacionando-a com diversos fatores, por exemplo a depressão, outro ponto é a questão de saciedade e auxílio na perda de peso. Vamos ver o que são os probióticos e prebióticos!
Afinal, o que são Probióticos e Prebióticos?
Primeiramente devemos compreender que probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como:
- Facilitar a digestão
- Melhorar a absorção de nutrientes
- Fortalecer o sistema imunológico
Já prebióticos são partes dos alimentos que ingerimos que não são digeridas, e por isso servem de alimento para os micro-organismos benéficos do intestino, os probióticos.
Liberação Hormonal
A microbiota intestinal envia para o cérebro sinais de saciedade.
Os chamados probióticos e prebióticos, estão associados a alguns hormônios dentre eles GLP1 e PYY. Visto isso vamos falar sobre os hormônios citados!
Hormônio GLP1
O GLP1 atua melhorando a tolerância a glicose e contribuindo para uma menor resistência à insulina, ajuda no esvaziamento gástrico, promovendo a sensação de saciedade!
Hormônio PYY
Já o PYY liberado pelas células enteroendócrinas, também auxilia na redução de ingestão alimentar.
Diversos benefícios
Dessa forma compreendemos que os micro-organismos do intestino ao estimularem os hormônios GLP1 e PYY, além de contribuírem para o controle da ingestão de alimentos (por meio da saciedade), no metabolismo de glicose e lipídeos, também reforçam a barreira intestinal, o que reduz a inflamação e auxilia na perda de peso.
Importância da Microbiota
Sabendo de todos esses benefícios, o cuidado com a microbiota intestinal, através do consumo de probióticos e prebióticos, é uma estratégia importante para as pessoas em geral e, em especial, para aqueles indivíduos que não possuem “domínio” sobre o próprio sentimento de fome.
Exemplos de Alimentos
Alimentos probióticos:
- Iogurtes
- Leite fermentado
- Kefir de leite e de água
- Kombucha
- Missô
Alimentos prebióticos, que contém:
- Frutooligossacarídeos (FOS):
- Cebola
- Alho
- Tomate
- Banana
- Cereais integrais, como a cevada, aveia e trigo
- Pectina, presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e na maçã.
- Lignina, nas cascas de frutas oleaginosas e leguminosas
- Linhaça
- Gergelim
- Amêndoas
- Soja
- Feijão azuki
- Inulina
- Raiz da chicória
- Alho
- Cebola
- Aspargos
- Alcachofra