Melasma: Tratamento e Prevenção

Melasma: Tratamento e Prevenção

O que é Melasma

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer em outras regiões do corpo.

Quem ele afeta

Afeta em maior proporção mulheres do que homens. Não há uma causa bem definida, mas muitas vezes esta relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez, predisposição genética e principalmente, à exposição à LUZ (solar ou de lampadas).

Sintomas

Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço).

Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo escurecimento ainda maior das manchas.

Tratamento

O tratamento varia, mas o que nunca pode faltar é o protetor solar contra raios ultravioleta e à luz visível, hábito que deve ser redobrado quando iniciar o tratamento. A associação de tratamentos tópicos e procedimentos médicos, aumenta a eficácia.

É importante salientar que após avaliação médica detalhada o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o problema volte, sendo eles :

  • Fotoproteção adequada para cada caso;
  • Cremes e formulações estipuladas após avaliação;
  • PEELINGS ( com preparo prévio adequado );
  • Microagulhamanto ( com infusão de medicamentos adequados para melhora dos quadros resistentes e reincidentes ).

Prevenção

Não há dúvida que a melhor prevenção para o melasma é a proteção solar rigorosa 2 a 3 x ao dia e Todos os Dias, independente do clima ou de ficar dentro de casa.

As pessoas com melasma devem utilizar também barreiras contra a LUZ como roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis.

É muito importante uma avaliação médica frequente para detectar o Melasma logo no início!