Saúde

Terapia Manual no tratamento da Lombalgia

Terapia Manual no tratamento da Lombalgia

Coluna vertebral

A coluna tem a finalidade de sustentar o corpo e é formada por várias vértebras ligadas através dos discos intervertebrais, que são importantes para diminuir o impacto, promovendo uma melhor mobilidade da coluna.

Os discos intervertebrais, por sua vez, são constituídos de material fibrocartilaginoso, um núcleo pulposo interno e um ânulo fibroso externo que auxiliam na locomoção, permitindo mobilidade e reduzindo o impacto.

Lombalgia (Dor lombar)

Quando estamos diante de uma protusão do disco intervertebral, temos a diminuição dos espaços intervertebrais e consequentemente a compressão da raiz nervosa, dependendo do nível de compressão pode gerar uma dor localizada na região da lombar, chamada de lombalgia.

Causas

Algumas das principais causas são:

  • Fraqueza muscular
  • Esforços repetitivos
  • Má postura
  • Artrose da coluna
  • Deslizamentos vertebrais
  • Pequenos traumas (como queda)
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo

Portanto, a lombalgia é um processo patológico que envolve alterações musculares, articulares e neurais, gerando limitações funcionais ao indivíduo.

Terapia Manual

A Terapia Manual é uma área especializada da Fisioterapia que utiliza mobilizações com força manual, visando estimular os tecidos neurais.

A tração manual aplicada na terapia manual visa à descompressão das raízes nervosas, aliada ao uso das técnicas de liberação miofascial, que têm o objetivo de aumentar a extensibilidade tecidual.

O efeito neurofisiológico no corpo humano provocado pela Terapia Manual leva à diminuição da dor e melhora da mobilidade.

Através da aplicação das técnicas de liberação miofascial, tração e manipulação possibilita-se a descompressão e a diminuição dos sintomas da lombalgia.

Assim, explica-se o efeito benéfico imediato da Terapia Manual.


Tagged , , , ,
Lucas Prodócimo Feliciano Gonçalves

Lucas Prodócimo Feliciano Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *