Dermatite das Fraldas

Dermatite das Fraldas

O que é Dermatologia?

A Dermatologia é a especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionada à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas.

Dermatite das fraldas ou Dermatite Amoniacal

Alteração muito comum em recém-natos e crianças, que muitas mães enfrentam e logo buscam orientações para este desconforto em seus queridos filhos.

Causa

A Dermatite das Fraldas é causada pelo contato da pele com a urina e fezes “retidas” pelas fraldas e plásticos. Há irritação na pele com maceração e retenção sudoral. Surge infecção secundária por Cândida ou bactérias como Bacillus Faecallis, Prateus, Pseudomonas, Sfathloccoccus e Strephoccoccus.

É possível que algumas bactérias tenham uma ação sobre a urina decompondo a uréia e aumentando a ação irritativa. O quadro é freqüentemente agravado pelo uso de pós, óleos, sabões e pomadas irritantes.

Fatores que se associam ou predispõe são Dermatite Seborréica e Dermatite Atópica.

Prevenção

Para a prevenção do problema é indicada a manutenção da área genital, perigenital e perineal, mantendo-a limpa e seca.

Tratamento

Deve se ainda aumentar a freqüência das trocas de fraldas e a aplicação de camadas de pomada com óxido de zinco, evitando a maceração da área e restabelecendo a integridade da pele.

Para casos mais “resistentes”, deve-se restringir o uso das fraldas por 7 dias, e somente permitir o uso da mesma à noite.

Conclusão

Atenção sempre para o “inicio do processo” que para uma mãe ou cuidadora é fácil identificar.
A pele é o maior órgão imunológico, e requer cuidados constantes para nos proteger e sermos mais saudáveis.