A Invasão da Nutrologia no século 21

Invasão da Nutrologia no Século 21

Hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre a história e alguns aspectos básicos da Nutrologia!

Voltaire, grande pensador francês, dizia que “uma coletânea de pensamentos (ou nutrientes) é uma farmácia onde podemos encontrar medicamentos para todos os males”.

Na segunda metade do século XI e início do século XX , as Ciências Nutricionais tinham por objetivo a descoberta de nutrientes e seus papéis bioquímicos no corpo humano, assim como as conseqüências de suas carências.
Entretanto, a expansão tecnológica e de conhecimento dos últimos 60 anos trouxe objetivos mais amplos à nutrição com âmbito de atuação desde o nível molecular à organismos e comunidades complexas.

A Nutrologia pode ser definida como uma especialidade médica que estuda o diagnóstico e o tratamento de doenças nutricionais.

O Nutrólogo

O médico nutrólogo ou especialista em Nutrição Clínica acompanha pacientes com os mais variados quadros, como desnutrição protéico-energética, obesidade, dislipidemias (alterações de colesterol), alterações de vitaminas, anemias carenciais, distúrbios hidroeletrolíticos, transtornos alimentares psiquiátricos, dentre dezenas de outros.

A Nutrologia é hoje a especialidade médica mais versátil e agregadora, permitindo uma abordagem multidisciplinar com outras áreas médicas e profissões (endocrinologistas, nutricionistas, cardiologistas, cirurgiões gástricos, médicos do esporte, psicólogos, educadores físicos, etc.) para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.

Em 1973, o professor Dr. José Evangelista (in memoriam) e a Dra Clara Sambaguy fundaram a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Cinco anos mais tarde, em 1978, a Nutrologia foi oficialmente reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

“Nova porque está na moda”?!

Contrariando o que muitas pessoas pensam, a nutrologia não é uma especialidade médica nova e “da moda”, pois completa 40 anos oficiais de existência agora em 2018. O que ocorre é que, na última década, houve um aumento brutal na busca por parâmetros  de beleza estética quase que surreais e inatingíveis.

As mídias sociais, direcionadas por fracos profissionais da área de Ciências Nutricionais e mesmo outros fora do meio, alimentam de forma global a “busca pelo corpo perfeito”, deixando em segundo plano ou até mesmo não contemplando o que deveria ser o principal objetivo a ser conquistado: a saúde física e psicológica.

Há mais de 2500 anos, Hipócrates (460-377 a.C), o pai da medicina, disse a célebre frase: “Deixa tua comida ser tua medicina e deixa tua medicina ser tua comida”, objetivando mostrar que o exercício e a nutrição adequada eram o caminho para tratar e prevenir doenças.

Atualmente, a área de atuação do médico especialista em Nutrologia está cada vez mais ampla e atenta às demandas de mercado profissional, como terapia anti aging (anti envelhecimento), modulação hormonal bioidêntica, nutrição e suplementação esportivas, nutrição estética, nutrição enteral e parenteral, terapia ortomolecular e a mais recente onda nutrológica: a nutrição psicológica.

Homenagem

Não poderia terminar está singela homenagem à Nutrologia sem citar o saudoso professor Doutor José Eduardo Dutra, o grande pioneiro no reconhecimento da importância do ensino da Nutrição Clínica nas faculdades médicas desde a década de 50, mesmo antes da fundação da ABRAN.

Criador da divisão de Nutrologia do HCFMRP- USP em 1956 e posteriormente reitor e professor da frente de Nutrologia da faculdade de medicina da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), o professor Dr. José Eduardo Dutra me deu a honra do estímulo e apoio para seguir meus caminhos por esta linda área que é a Nutrologia!


Links úteis

ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia
GANEP – Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parenteral