Nutrindo a saúde em tempos de pandemia
Entre os inúmeros desafios gerados pela pandemia do Coronavírus, podemos incluir o de se alimentar bem, com segurança e continuar nutrindo a saúde!
O fato de estar em casa é uma nova realidade para muitas pessoas que estavam acostumadas a agitação do dia a dia, o que gera um situação de estresse que acaba sendo descontada na comida.
Em algumas situações diminuem a quantidade em uma tentativa de não engordar, já em outras os “beliscos” ao longo do dia torna-se uma armadilha.
Administrando essa nova situação
Mas diante de toda situação como administrar a casa com o home office e as crianças fora da escola? E ainda ter o controle de não comer tudo o que está na geladeira com a ansiedade do momento que enfrentamos?
Priorizar a imunidade
Antes de tudo, é o momento de priorizar sua imunidade! Portanto, esqueça as dietas restritivas que terão consequentemente compensações metabólicas e emocionais não desejadas que fazem nossa imunidade ir de mal a pior, o que não deve acontecer neste momento de pandemia.
Comece devagar
Para melhorar a qualidade de sua alimentação comece de onde conseguirá com mais facilidade, adapte uma refeição por vez, sem pressa ou desespero, como café da manhã, por exemplo, depois vá se adaptando a outras pequenas mudanças.
Desta forma você irá passar por um processo menos impactante na sua rotina.
Descasque mais, desembale menos!
Faça o abastecimento de 10-15 dias de produtos mais frescos, varie entre maduros e de consumo imediato. Outra dica é que experimente um novo sabor a cada semana, podendo assim aumentar o leque de vitaminas e minerais a serem ingeridos.
Nutrindo a saúde com alimentos saudáveis
Inclua na sua rotina alimentar:
- Legumes
- Verduras, inclusive as verde escuras
- Frutas
- Secas
- Cítricas (acerola, laranja, limão e mexerica)
- Vermelhas
- Cereais
- Castanhas
- Sementes
- Linhaça
- Gergelim
- Abóbora
- Leguminosas
- Feijão
- Lentilha
- Grão de bico
Higienização dos alimentos
Vale ressaltar a importância de uma boa higienização dos alimentos a fim de evitar a contaminação por doenças infecciosas, como o Covid-19.
- Remova e descarte em uma lixeira com tampa qualquer embalagem desnecessária, se a embalagem permitir é bom lavar antes de armazenar.
- Lavar com água e sabão neutro antes de a embalagem ser guardada ou aberta.
- Para frutas, verduras e legumes, lave em água corrente e mantenha por 15 min em solução clorada, após lave em água corrente novamente
Criatividade
Aposte nas preparações, receitas diferentes, use sua criatividade para fazer desse momento a parte divertida e significativa da sua rotina familiar.
Organize as refeições
Caso necessário organize suas refeições por porções a serem consumidas e guarde na geladeira ou congelador de acordo com o tempo que irá utilizar, assim você economiza tempo e abusa da praticidade!
Alimentos ruins
Ah! Não se esqueça de limitar os alimentos ultra processados, esses apresentam excesso de gordura, açúcar e sal, sendo nutricionalmente desbalanceados.
Organismo bem cuidado funciona melhor!
Apesar das novas dificuldades impostas devemos sempre visar a saúde e bem-estar da nossa família. A alimentação é fator determinante para um bom funcionamento do organismo, sendo assim, um organismo bem cuidado é um organismo sadio, capaz de combater e/ou minimizar o efeito de doenças infecciosas.
E não se esqueça que bons hábitos vêm de casa!