Páscoa saudável para as crianças

Dica do Nutri - Camila Quilice

Páscoa saudável para as crianças

A Páscoa é, para muitos, sinônimo de almoço farto e chocolates durante todo o feriado (ou até quando durarem os estoques).

Não fazer da data um problema

Sendo assim, será que é possível fazer essa data não se tornar um problema, principalmente devido ao chocolate?

  • Crianças e os chocolates, como proceder?
  • Meu filho pode comer chocolate?
  • Em qual quantidade?
  • Qual o melhor chocolate?

São dúvidas comuns que os pais têm quanto aos ovos de Páscoa.

Será que todas as crianças podem comer chocolates?

As crianças menores de um ano não devem passar nem perto desse doce, de acordo com o Guia Alimentar para Crianças menores de 2 anos, do Ministério da Saúde (MS), alimentos que contêm açúcar de adição, como os chocolates, não são recomendáveis como saudáveis na dieta de uma criança nessa faixa etária, e para as crianças acima dessa idade não há quantidade de açúcar estabelecida que elas possam ingerir por dia.

Crianças maiores de 2 anos

Porém, sabe-se que após os dois anos este consumo deve ser MODERADO.

Uma das dicas para os pais nesta época é combinar com os familiares e amigos a quantidade de chocolate que a criança acima de dois anos ganhará, para que não ocorram exageros.

Para as crianças acima de 2 anos é praticamente impossível não presentear com chocolates, pois eles já são mais maiores e já foram inseridos no contexto do Coelhinho da Páscoa, porém cuide-se para não exagerar, pois o excesso de açúcar pode evoluir para o quadro de diarreia e, o que menos queremos nesse momento é que nossos filhos precisem de auxílio médico e hospitalar, não é mesmo?

Também estabelecer para o filho a quantidade de chocolate que será ingerida por dia, não deixando os ovos de Páscoa ao alcance dos pequenos.

Chocolate para Bebês e menores de 2 anos

O chocolate e alimentos ricos em açúcar, além de serem inapropriados nutricionalmente nessa fase da vida, as crianças menores de dois anos ainda não tem consciência sobre o sabor desse alimento e muito menos sobre a necessidade que nós temos de comer chocolate nessa época do ano.

Chocolate para bebês: NUNCA!

Crianças entre 1 e 2 anos

Para crianças entre 1 e 2 anos, eu diria a mesma coisa: ainda são muito pequenas e não têm consciência alimentar, por isso não ofereça o doce.

Dica para a compra

  • Opte por ovos que não tenham recheios, pois eles possuem menos calorias que os outros.
  • Outra dica é, na hora da compra olhar os rótulos nutricionais, comparar quais são os mais “saudáveis” para preferir os baixos em calorias e em açúcar, e aqueles que utilizem maior porcentagem de cacau em sua composição.
  • Para famílias com crianças que possuem alergias ou intolerâncias alimentares, a leitura do rótulo se torna ainda mais importante para que não ocorram erros no momento da compra.

Páscoa: Opções com bom valor nutricional

É importante lembrar que na Páscoa as crianças não só terão como opção os chocolates.


Fazendo uma Páscoa diferente

Faça do café da manhã, almoço e jantar opções deliciosas que oferecem um valor nutricional nesse dia.

Por isso, também se sugere aos pais contemplar com outras opções que possam distrair a atenção das crianças quanto ao consumo inadequado de chocolates, como por exemplo:

  • Brincadeiras de desenhos para colorir
  • Caça aos ovos de brinquedo, associados à imagem do coelho, e não apenas limitá-los aos ovos de chocolate.

A criatividade dos pais é importante, pois, há muitas coisas que também atraem a atenção dos filhos pequenos.

Sentido da Páscoa

Vamos repensar qual o verdadeiro sentido da Páscoa para cada um de nós, principalmente nesse momento que estamos vivendo e fazer desse dia muito feliz e saudável.

Desejo a todos uma Feliz e Santa Páscoa!

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos. 2019.<http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf>