Alternativas naturais para substituir o açúcar na alimentação
O açúcar refinado é um dos piores ingredientes que consumimos atualmente!
Diversas pesquisas já associaram essa substância à uma série de doenças, como:
- Obesidade
- Diabetes
- Problemas cardíacos
- Câncer
Ainda assim, consumimos muito mais do que deveríamos, pois ele é adicionado a uma imensidade de produtos industrializados, principalmente:
- Refrigerantes
- Doces
- Biscoitos recheados
Alterações hormonais
Segundo mostra algumas pesquisas, o açúcar interfere no funcionamento dos hormônios que regulam a fome e a saciedade, fazendo com que sejam consumidas mais calorias do que o necessário e, consequentemente, provocando o ganho de peso.
Alterações metabólicas
Além disso, o açúcar prejudica o metabolismo, levando a um aumento nas taxas de insulina no sangue e consequentemente o acúmulo de gordura. Provocando até mesmo uma dependência, pois libera dopamina na área de recompensa do cérebro.
Buscando alternativas naturais
Em busca de uma alimentação mais saudável, mas sem deixar o sabor doce de lado, existem algumas alternativas naturais:
STÉVIA
É um adoçante natural extraído das folhas de um arbusto nativo da América do Sul, alguns estudos mostram que a stévia tem efeitos positivos para a saúde, como reduzir o açúcar do sangue e a pressão arterial. Seus componentes adoçam em torno de 300 vezes mais do que o açúcar sem adicionar mais calorias a dieta.
A Stévia é bastante recomendada para que sejam utilizados em sucos, sorvetes, chás e pratos que serão cozidos ou mesmo assados.
SUCRALOSE
É elaborada a partir da modificação de moléculas do açúcar. Apesar de não contar com nutrientes, ela não possui os efeitos nocivos ao açúcar, já que não altera a taxa glicêmica.
Outra particularidade é que os adoçantes de mesa que são feitos á base de sucralose, conta com um poder adoçante 600 vezes maior do que o açúcar, além de ter um sabor mais agradável para o paladar.
XILITOL
É composto extraído do milho ou da casca da bétula. Sua doçura é muito parecida com a do açúcar, sendo que ele tem apenas 2,4 calorias por grama, comparado ao do açúcar que tem 4 calorias por grama.
ERITRITOL
É quimicamente semelhante ao xilitol, mas ele contem apenas 0,24 calorias por grama, ou seja baixíssimo comparado ao açúcar. Sendo indicado para pessoas em tratamento para perda de peso ou diabéticas
XAROPE DE BATATA – YACON
É um tubérculo, muito parecido com uma batata de origem dos Andes. Sua consistência é viscosa. O xarope de yacon tem um terço das calorias do açúcar e é rico em fruto-oligossacarídeos, composto capaz de alimentar as bactérias benéficas que ficam no intestino, colaborando assim para a perda de peso.
AÇÚCAR DE COCO
Extraído da seiva do coqueiro, contem o mesmo valor calórico do açúcar branco, o que difere e se destaca são seus nutrientes como ferro, zinco, cálcio e potássio. Seu consumo deve ser com moderação, devido à quantidade de frutose, que consumido de forma inadequada ou em excesso, leva ao ganho de peso.
MEL
Suas propriedades antioxidantes ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, além de sua ação antifúngica e bactericidas. Seu consumo deve ser moderado, pois, assim como açúcar de coco, ele também é rico em frutose e glicose, tendo alto valor calórico. Contem vitaminas do complexo B, fonte de carboidratos e minerais.
MELAÇO
É um liquido escuro e doce com uma consistência pegajosa e similar a de um xarope. Ele pode ser obtido a partir da cana – de – açúcar ou do açúcar de beterraba. Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, é uma alternativa mais saudável do que o açúcar refinado, mas ainda é uma forma de açúcar e não deve ser consumido em excesso.
AÇÚCAR MASCAVO
Uma boa alternativa para quem não possui diabetes, o alimento é obtido a partir das primeiras extrações da cana, e por isso conta com menos calorias e mais minerais na sua composição, entre os minerais podemos citar o cálcio, o magnésio, o potássio, além do fósforo, o que o açúcar branco não possui. Suas calorias são muito próximas do açúcar branco, por isso deve ser consumidos com moderação.
AÇÚCAR DEMERARA
Conhecido como cristal dourado, é um açúcar levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. A maior vantagem deste açúcar é que ele não recebe aditivos químicos. Seus grãos aparecem de forma maior e são um pouco mais difíceis de diluir, uma boa alternativa é o diluir no liquidificador antes de utilizar, seu valor nutricional é bastante semelhante ao açúcar mascavo.
AÇÚCAR ORGÂNICO
Cultivado e processado sem a utilização de aditivos químicos. Com isto se tem a garantia de que o alimento é mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que podem fazer mal ao organismo. O seu consumo precisa ser moderado, pois aumenta também a taxa glicêmica do sangue.
Alternativas menos calóricas e menos prejudiciais
Quando se trata de alternativas para substituir o açúcar refinado, é possível recorrer a opções que possuem menos calorias e menos efeitos prejudiciais. Mas é necessário sempre ter em mente que ser um produto natural, não quer dizer que esta livre de efeitos indesejáveis, como acontece com o açúcar de coco, mel e o melaço.
E como já se sabe, como todo doce, devem sempre ser consumidos com moderação.
Consulte um profissional para lhe dizer qual a melhor opção para sua alimentação, adequando as suas necessidades particulares!