HIPERTENSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas que mais atingem a população brasileira, tornando-se um grave problema de saúde pública.
FATORES
Muitos são os fatores que desencadeiam o aumento da pressão arterial, os mais comuns são:
- Hereditariedade
- Obesidade
- Sedentarismo
- Fumo e ingestão de bebidas alcoólicas
EVITANDO DOENÇAS RELACIONADAS
Com o tratamento desta doença, outras podem ser evitadas, como:
- Alterações estruturais no coração (cardiopatia, insuficiência cardíaca)
- Alterações no cérebro (encefalopatia)
- Alterações nos rins (nefropatia)
- Alterações nos vasos arteriais
PRESSÃO ARTERIAL DE REPOUSO
Para a redução da pressão arterial de repouso é necessária a prática regular de exercícios físicos associados com o tratamento farmacológico, sempre sob orientações médicas.
Os efeitos benéficos ficam claros quando se pratica exercícios aeróbicos e de força, sendo comprovados que os aeróbicos são os que mais alcançam êxito.
NOVOS HÁBITOS
Inicialmente, a pessoa hipertensa precisa reavaliar seus hábitos alimentares, através de um nutricionista e seu estilo de vida, abandonando o fumo, reduzindo consumo de alimentos calóricos e, principalmente quantidade de sal utilizada diariamente em suas refeições.
ADEUS AO SEDENTARISMO
Como papel principal dessa nova vida, o abandono do sedentarismo é o grande auxiliar no combate a hipertensão.
Todo hipertenso deve praticar atividade física, e sempre com acompanhamento de um educador físico, pois devido ao desenvolvimento de algumas patologias, existem exercícios que são restritos para certas pessoas.
INICIANDO A ATIVIDADE FÍSICA
Não começar um treinamento sem antes passar por um profissional da área médica, para que o mesmo possa descrever junto ao educador físico o que este aluno pode ou não fazer.
EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Na área cientifica acadêmica, muito se fala que os exercícios aeróbicos praticados com frequência de 3 a 5 vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos por seção, podem reduzir a pressão arterial de forma bastante significativa.
Alguns exemplos de exercícios aeróbicos são:
- Caminhada
- Corrida
- Ciclismo
- Natação
- Dança
- Ginástica aeróbica
- Hidroginástica
TREINAMENTO DE FORÇA
Já o treinamento de força deve ser trabalhado como auxiliar do tratamento aeróbico, sempre com restrições, principalmente quanto a intensidade e duração dos exercícios.
QUALIDADE DE VIDA
Em relação aos programas de atividades físicas para hipertensos, o mais importante de tudo é que o profissional de educação física atue na conscientização da população em geral, no sentido de demonstrar que a prática de exercícios, em promoção a saúde, somente proporcionará efeito benéfico para sua pressão arterial enquanto estiver sendo mantida com regularidade.
PERSISTÊNCIA!
A maioria dos estudos publicados na área indica que os indivíduos hipertensos que interrompem o treinamento observam sua pressão arterial retornar aos níveis iniciais de quando destreinados, sem benefício algum.