O QUE É
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se inicia na primeira infância, podendo ser diagnosticado nos primeiros meses de vida, porém é mais comum o diagnostico quando a criança alcança 2 – 3 anos de vida, quando os sintomas se tornam mais aparentes com o decorrer do desenvolvimento da criança.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são:
- Retraimento Social
- Pouca interação mesmo com as pessoas de seu convívio diário
- Dificuldade em expressar-se verbalmente
- Demonstrar afeto e comportamentos repetitivos
GRAUS DE COMPROMETIMENTO
Devemos ressaltar que existem diferentes graus de comprometimento, sendo assim, existem casos onde a comunicação existe e alguns sintomas mais comuns são confundidos somente com timidez, fazendo com que o diagnóstico seja mais tardio.
As causas do autismo não são totalmente conhecidas, porém existem casos de ordem genética, bem como causas ambientais.
TRATAMENTO
Uma equipe multi-profissional composta por médico psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, por exemplo, são de grande valia para melhor desenvolvimento e autonomia do autista.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
Destaca-se a relevância do diagnóstico precoce, pois sendo assim, a condição pode ser melhorada e os sintomas abrandados pelos cuidados profissionais.
EM EVIDÊNCIA
Atualmente, os casos têm estado mais em evidência, acredito que pelo fato de cada vez mais falarmos sobre saúde mental.
INDIVIDUALIZAÇÃO
Vale ressaltar que, mesmo em diferentes graus de comprometimento, a evolução de cada caso, se dá de forma diferente, pois cada indivíduo é único e devemos respeitar seus limites e suas individualidades.
Cada um no seu tempo, com a devida atenção e muito trabalho os resultados serão alcançados dentro das possibilidades de cada um.