CHÁS: Benefícios e propriedades para longevidade saudável!
Água quentinha, um punhado de ervas e… o chá, ideal para espantar o frio ou refrescar no calor! Além de oferecer uma deliciosa sensação de aconchego, os chás trazem vários benefícios à saúde.
Benefícios dos chás
Confortar o corpo e a alma não é o único benefício do chá. Dependendo da erva com a qual é feito, ele também é capaz de:
- Acabar com o mal-estar
- Estimular o metabolismo
- Deixar o cérebro mais alerta
- Auxiliar na perda de peso
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem cerca de 60 espécies que ajudam a manter a saúde plena e podem ser ingeridas.
É SÓ ESCOLHER AS ERVAS CERTAS PARA CADA MOMENTO!
Termogênicos
São indicados para potencializar a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia.
Eles aceleram o metabolismo e aumentam a queima de calorias, por isso o consumo é recomendado para quem segue dietas de emagrecimento.
Ervas termogênicas
- Canela
- Gengibre
- Cravo-da-índia
- Chá verde
- Laranja-amarga
Receita
Combine canela, gengibre, cravo e chá verde. Beba 1 xícara (chá) de duas a quatro vezes ao dia.
Contra-indicações: Grávidas e cardíacos
Antivirais
Fortalecem o sistema imunológico e têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Algumas plantas, como o gengibre, são ainda mais poderosas: elas conseguem dificultar o acesso dos vírus às células, impedindo as doenças, principalmente gripes e resfriados.
Ervas antivirais
- Alho
- Eucalipto
- Gengibre
- Limão
- Sabugueiro
- Salgueiro
- Alcaçuz
- Guaco
Receita
Junte limão, gengibre e alho (de preferência frescos). Beba 1 xícara (chá) três vezes ao dia.
Contra-indicações: Grávidas, lactantes, pessoas que sofrem de gastrite e que geralmente têm pressão baixa.
Diuréticos
Estimulam o bom funcionamento dos rins, colaborando com a eliminação da urina. Como essas plantas auxiliam na reabsorção de sódio e de água, atuam no processo de desintoxicação e no tratamento das infecções urinárias
Ervas diuréticas
- Quebra-pedra
- Chapéu-de-couro
- Cavalinha
- Cana-do-brejo
- Bardana
- Dente-de-leão
Receita
Misture cavalinha, cana-do-brejo, chapéu-de-couro e quebra-pedra. Beba 3 xícaras (chá) por dia (de manhã, à tarde e à noite).
Contra-indicações: Grávidas, pessoas com pressão baixa, insuficiência renal ou cardíaca.
Digestivos
Reduzem as cólicas e também o desconforto no abdome, além de diminuem os gases que se formam no intestino e no estômago, auxiliando o processo digestivo.
Ervas Digestivas
- Cascara sagrada
- Boldo-do-chile
- Camomila
- Espinheira-santa
- Carqueja
- Hortelã-pimenta
Receita
Chá boldo, hortelã-pimenta, carqueja e camomila. Beba 1 xícara (chá) meia hora depois das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).
Contra-indicações: Grávidas e lactantes.
Chá de Hibisco
Conhecida como rosa-da-china, mimo-de-vênus, flor-de-graxa, graxa-de-estudante e goela-de leão.
Ação diurética, auxilia no combate ao acúmulo de gorduras (redução adipogênese), anti-hipertensiva, anti-inflamatória, laxante, analgésica, boa para parte cognitiva e digestiva.
- Beba 3 a 4 xícaras por dia
Contra-indicações: Grávidas e lactantes, pessoas com pressão baixa.
Preparo correto dos chás
A forma correta é preparar por infusão. O ideal deixar a água ferver, e assim que subir fervura, desligue, junte então às ervas e mantenha a mistura abafada por 15 minutos.
Quando o chá for composto da casca e do caule da planta, é preciso ferver a água com essas partes de dois a cinco minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado — sem açúcar ou adoçante.
Medidas: use uma colher de sopa de cada erva para um litro de água. Se a erva for fresca, triplique a medida.
Qual erva deve ser usada?
Para aproveitar as propriedades terapêuticas dos chás, compre ervas a granel. Mas fique atento na embalagem, pois há risco de levar para casa espécies contaminadas ou velhas.
Prefira os produtos com certificados de qualidade. As embalagens devem ser fechadas a vácuo ou com o sistema zip lock e exibir o nome científico da planta, a procedência, a data de validade e a parte da planta que contém.
Bom hábito para ser adquirido!
Que tal incluir algumas xícaras de chá no seu dia? Faça o chá uma só vez e tome de acordo com as instruções dadas até sentir alívio dos sintomas. Mas se a ideia é tomar um determinado tipo de chá todos os dias, é importante consultar seu médico ou um nutricionista para monitorar o tratamento, pois existem contra-indicações e efeitos adversos relacionados a algumas ervas.