Emagrecimento! Porque vai ficando mais difícil?

Dica do Nutricionista - Nathália Mendes Tortelli

Emagrecimento! Por que a perda de peso vai ficando mais difícil?

O processo de emagrecimento é algo estressante do ponto de vista metabólico, este processo sinaliza uma perda de energia que o corpo não sabe se irá durar dias, meses ou até toda energia do corpo acabar e ele morrer, sendo o corpo inicia um processo de auto defesa que tentará frear esta perda, por isso o emagrecimento não é um processo linear, mesmo mantendo uma baixa ingestão calórica.

Gasto Energético Total (GET)

É de se esperar que a atividade física, por exemplo, leve a um aumento de Gasto Energético Total (GET), o que de fato acontece, porém de forma aguda, ou seja, não é mantido por um longo período.

Existem diversos mecanismos que mantém o GET dentro de uma certa faixa, assim como todos os parâmetros fisiológicos do nosso organismo também sofrem regulações, como a pressão arterial, temperatura, dentre outros.

Mulheres fazendo exercício com elástico

Adaptações metabólicas

O metabolismo vai se adaptando para compensar o gasto energético aumentado pelo exercícios físico, assim ele reduz a termogênese e lipólise (queima de gordura), isto é, a medida que o emagrecimento acontece fica cada vez mais difícil ficar em déficit calórico, pois os processos que gastam energia são atenuados e alguns outros processos são aumentados, como o apetite.

Inércia metabólica

Essa compensação energética não acontece somente frente a um aumento de gasto energético provocado pelo exercício físico, mas também pela diminuição do consumo calórico por conta de um protocolo alimentar, fazendo com que o impacto da mudança proposta seja atenuado, o nosso corpo sempre quer permanecer como estava: inércia metabólica.

Acompanhamento profissional no emagrecimento

Consulta com profissional prescritor

Dessa forma compreendemos porque quando o indivíduo realiza restrições calóricas por conta própria desencadeia o chamado “efeito sanfona” (emagrece mas depois retorna ao peso anterior) ou o chamado “efeito platô” (estagna o peso).

Por isso, se faz necessário abordagens nutricionais e de treinamentos específicas para cada indivíduo, para juntos tentar driblar os mecanismos de compensação do corpo e obter o resultado esperado: o emagrecimento saudável e duradouro!